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A importância da comunicação com o credor

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 28 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

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Em uma operação de cobrança, toda a atenção está voltada para o devedor. Ou seja, são criados mecanismos e ferramentas para facilitar e otimizar a comunicação com os devedores na tentativa de fechar mais acordos. Porém, é importante manter uma boa comunicação com o credor também, de preferência, usando ferramentas e processos tão robustos quanto os utilizados com os devedores.


Talvez a principal interação com o credor seja para aprovar algumas propostas que fogem do padrão de negociação previamente acordado com a empresa de cobrança. Exemplo: um devedor pediu um desconto um pouco superior ao valor máximo previamente autorizado pelo credor. Então, quando o acordo for interessante, pode ser necessário entrar em contato com o credor para explicar a situação e obter uma autorização para esse desconto.


Outra situação bastante corriqueira é a necessidade de checar algum problema apontado pelo devedor, como por exemplo, uma suposta cobrança indevida, erro de contrato, valores incorretos, serviços cancelados, devoluções, necessidade de reparos e entre outras coisas. Isso inclusive foge um pouco da alçada da cobrança e pode até virar um serviço extra para o credor. Exemplo: um credor que é uma imobiliária pode se beneficiar de saber que um determinado inquilino não pagou o aluguel porque a vaga de garagem dele foi ocupada por outro morador, que alega propriedade sobre ela. Então, uma boa cobrança pode identificar esse problema, ajudar a imobiliária na solução, recuperar o valor do aluguel e ainda melhorar o relacionamento daquele inquilino com a imobiliária.


Também, é muito comum entrar em contato com o credor para obter dados atualizados de um determinado devedor ou de um conjunto de devedores. Isso pode acontecer quando o CPF ou CNPJ estiver incorreto ou os telefones informados não puderem ser acionados.


Por fim, gestores da empresa de cobrança precisam entrar em contato com o credor pelo menos uma vez por mês para fazer uma demonstração de resultados, apresentando totais de acionamentos, acordos, valores recebidos, valor líquido recuperado e entre outras coisas.


Com isso, é possível notar o quão importante é ter uma boa comunicação com os credores. Ela precisa ser clara, direta, objetiva e sempre bem documentada. Prefira utilizar uma comunicação escrita via e-mail ou abertura de chamados e se possível, faça um reforço por ligação ou mensagem.

 
 
 

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