top of page
Buscar

Como abrir uma assessoria de cobrança?

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 21 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

A assessoria de cobrança é uma empresa que terceiriza serviços de cobrança para empresas em geral. Essas empresas que contratam serviços de cobrança das assessorias são chamadas de credores. A principal responsabilidade de uma assessoria de cobrança é negociar dívidas dos credores (clientes da assessoria), fechar acordos com os devedores e viabilizar o pagamento desses acordos.


Existem dois tipos de cobrança bastante comuns no mercado: cobrança bancária e cobrança de varejo. O primeiro passo para montar uma assessoria de cobrança é justamente escolher o tipo de assessoria de cobrança que mais se adequa ao seu perfil empresarial. Vamos discutir rapidamente sobre esses dois tipos a seguir.


A cobrança bancária é aquela feita para credores do setor bancário na tentativa de recuperar crédito de empréstimos, financiamentos imobiliários, financiamentos de automóveis, dívidas de cartão de crédito e entre outras coisas. Essa cobrança normalmente é feita por assessorias de cobrança que passaram por um edital de seleção ou licitação do banco. Quando há bens em garantia na dívida, como por exemplo, o financiamento de um automóvel coloca o próprio automóvel como garantia, normalmente é mais fácil receber do devedor, pois ele teme a busca e apreensão do veículo. Consequentemente, essa modalidade pode gerar bons lucros.


Já a cobrança de varejo também é conhecida como cobrança de mercado e normalmente está associada a credores que não são bancos. Exemplo de credores do "varejo": escolas, faculdades, planos de saúde, provedores de internet, transportadoras etc. Normalmente, não temos um bem em garantia na cobrança de varejo, tornando-a mais desafiadora. Porém, não há licitações ou editais e um bom comercial pode ser o suficiente para conseguir carteiras de cobrança dessas empresas.


Diante disso, percebe-se que a maior lucratividade pode estar associada com uma cobrança bancária. Porém, não é tão simples conseguir carteiras de cobrança bancárias, pois os editais possuem vários requisitos de pessoal, infraestrutura, metas rigorosas e não há garantias de fornecimento de novas carteiras.


Por outro lado, é mais fácil fechar com carteiras de varejo, mesmo que a lucratividade não seja tão atrativa inicialmente. Fazendo um bom trabalho nos primeiros credores, você poderá ser indicado para outras empresas do mesmo segmento e se tornar referência em sua região. Além disso, nada impede que futuramente você participe de licitações e editais para cobrança bancária visando aumentar a lucratividade da sua empresa.


Então, pense bem no tipo de assessoria que você deseja montar. Isso é fundamental para a estratégia de abertura da sua empresa.


Nos próximos posts, discutiremos mais sobre assessorias de cobrança de varejo, uma vez que as cobranças bancárias dependem dos editais e licitações de cada instituição. Caso você esteja disposto a iniciar com a cobrança bancária, procure na internet por editais e licitações de cobrança, informe-se sobre os requisitos mínimos e faça um cálculo da quantidade mínima de cobradores, custo de computadores, licenças de software, telefonia, aluguel e despesas fixas em geral para ter uma ideia do seu investimento inicial e do seu custo mensal.

 
 
 

Comentários


bottom of page