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Investimentos em infraestrutura e serviços para empresas de cobrança

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 9 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

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Montar uma empresa de cobrança exige investimentos em infraestrutura e serviços que vão desde o aluguel da sala até a contratação de pessoas. Neste post, serão abordados os principais itens de infraestrutura e serviços para montar uma empresa de cobrança.


Antes de listarmos os principais itens a serem adquiridos ou alugados para iniciar uma operação de cobrança, precisamos ter atenção a dois pontos: qual será a quantidade de pessoas contratadas e se haverá possibilidade de trabalho home office. Isso é fundamental para o cálculo do investimento inicial.


Se houver possibilidade de trabalho remoto, haverá uma economia significativa em alguns recursos, como por exemplo, gastos com aluguel, uma vez que a sala poderá ser menor e mais barata. Também, haverá redução na conta de energia elétrica, água, internet, segurança, limpeza, material de escritório, tais como canetas, papéis, marca texto, clips e entre outras coisas. Porém, muitas empresas que oferecem home office fornecem equipamentos para trabalho, tais como computador, fones, mesa, cadeira, telefonia e softwares. Além disso, é comum pagar uma pequena ajuda de custos para o funcionário a fim de contribuir com gastos de energia e internet.


Por outro lado, se a equipe for relativamente grande, haverá a necessidade de contratação de outras áreas de apoio, tais como coordenadores, qualidade, RH, departamento pessoal, contabilidade, financeiro, compras, comercial, secretaria, TI e entre outras áreas de suporte à empresa. Todos esses funcionários precisarão de equipamentos e consequentemente, será mais complexo do que a montagem de uma pequena equipe. Montar um time grande pode fazer sentido para empresas que estão começando com investimentos volumosos e com contratos já fechados com grandes empresas.


Diante disso, para a operação de uma pequena empresa de cobrança, devemos nos atentar para os seguintes itens:


  • Aluguel;

  • Manutenção predial (eletricista, chaveiro, encanador etc);

  • Ar condicionado;

  • Energia elétrica;

  • Água;

  • Internet;

  • Café;

  • Segurança eletrônica (alarmes, câmeras etc);

  • Segurança física (vigia, porteiro etc);

  • Limpeza;

  • Material de escritório (canetas, papéis, marca texto, lápis, borracha etc);

  • Mobília (mesas, cadeiras, gaveteiros, estantes, apoio para os pés etc);

  • Impressoras;

  • Computadores;

  • Headsets;

  • Telefonia (PABX, VoIP, SMS, celulares etc);

  • Software de gestão de cobrança;

  • Software de enriquecimento de dados (localização de telefones e e-mails pelo CPF ou CNPJ);

  • E-mail corporativo;

  • Site corporativo;

  • Serviços de Contabilidade;


 
 
 

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