Investimentos em infraestrutura e serviços para empresas de cobrança
- Leonardo Assuane Duarte
- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Montar uma empresa de cobrança exige investimentos em infraestrutura e serviços que vão desde o aluguel da sala até a contratação de pessoas. Neste post, serão abordados os principais itens de infraestrutura e serviços para montar uma empresa de cobrança.
Antes de listarmos os principais itens a serem adquiridos ou alugados para iniciar uma operação de cobrança, precisamos ter atenção a dois pontos: qual será a quantidade de pessoas contratadas e se haverá possibilidade de trabalho home office. Isso é fundamental para o cálculo do investimento inicial.
Se houver possibilidade de trabalho remoto, haverá uma economia significativa em alguns recursos, como por exemplo, gastos com aluguel, uma vez que a sala poderá ser menor e mais barata. Também, haverá redução na conta de energia elétrica, água, internet, segurança, limpeza, material de escritório, tais como canetas, papéis, marca texto, clips e entre outras coisas. Porém, muitas empresas que oferecem home office fornecem equipamentos para trabalho, tais como computador, fones, mesa, cadeira, telefonia e softwares. Além disso, é comum pagar uma pequena ajuda de custos para o funcionário a fim de contribuir com gastos de energia e internet.
Por outro lado, se a equipe for relativamente grande, haverá a necessidade de contratação de outras áreas de apoio, tais como coordenadores, qualidade, RH, departamento pessoal, contabilidade, financeiro, compras, comercial, secretaria, TI e entre outras áreas de suporte à empresa. Todos esses funcionários precisarão de equipamentos e consequentemente, será mais complexo do que a montagem de uma pequena equipe. Montar um time grande pode fazer sentido para empresas que estão começando com investimentos volumosos e com contratos já fechados com grandes empresas.
Diante disso, para a operação de uma pequena empresa de cobrança, devemos nos atentar para os seguintes itens:
Aluguel;
Manutenção predial (eletricista, chaveiro, encanador etc);
Ar condicionado;
Energia elétrica;
Água;
Internet;
Café;
Segurança eletrônica (alarmes, câmeras etc);
Segurança física (vigia, porteiro etc);
Limpeza;
Material de escritório (canetas, papéis, marca texto, lápis, borracha etc);
Mobília (mesas, cadeiras, gaveteiros, estantes, apoio para os pés etc);
Impressoras;
Computadores;
Headsets;
Telefonia (PABX, VoIP, SMS, celulares etc);
Software de gestão de cobrança;
Software de enriquecimento de dados (localização de telefones e e-mails pelo CPF ou CNPJ);
E-mail corporativo;
Site corporativo;
Serviços de Contabilidade;
Comentários