Invista no trabalho home office na sua empresa de cobrança
- Leonardo Assuane Duarte
- 4 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

O trabalho em formato home office deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade durante a pandemia do Covid-19. Isso aconteceu porque muitas empresas foram forçadas a adotar o trabalho em casa e acabaram entendendo seus benefícios. Mais do que aprender na prática sobre as vantagens do trabalho remoto, muitas empresas também sentiram no bolso a economia que o home office pode proporcionar, uma vez que a empresa economiza com aluguel, energia elétrica, serviço de limpeza, estacionamento, segurança e uma série de outras despesas, podendo utilizar escritórios menores e mais baratos.
Além disso, o trabalho em casa pode beneficiar alguns funcionários que tenham perfil para isso. Isso pode ser uma grande vantagem para quem mora longe do trabalho e fica horas no trânsito, economizando tempo, ganhando mais segurança, evitando atrasos e uma série de outros problemas relacionados ao deslocamento. Tem gente que não gosta de escritórios lotados, muita gente, muito barulho. Essas pessoas também podem gostar do home office. Quem tem dificuldades para acordar, vai amar o trabalho em casa!
Porém, é importante dizer que o home office tem duas grandes barreiras: uma cultural e outra técnica.
Em relação à cultura, é necessário conscientizar toda a operação, desde a diretoria até os consultores, de que o trabalho home office possui certas particularidades e que a comunicação é o elemento chave para viabilizar a implantação desta cultura. Assim, a comunicação entre os membros da equipe deve ser próxima, clara e constante. Feedbacks precisam ser incentivados durante a comunicação, para que os envolvidos saibam se estão ou não entregando o resultado esperado. Preze por feedbacks construtivos, pois provavelmente todos estarão aprendendo juntos neste momento de mudanças, inclusive a própria liderança da empresa.
Já sobre a parte técnica, é necessário prover ferramentas para que os colaboradores possam executar o trabalho remoto com excelência. Tais ferramentas vão desde o sistema de gestão de cobrança até ferramentas de controle de ponto, telefonia, computadores, fones e entre outras coisas.
Portanto, planeje bem a operação de home office para que ela atinja os objetivos, melhore a produtividade do time, diminua a rotatividade de funcionários, aumente a satisfação dos colaboradores e clientes, bem como aumente os lucros da empresa.




Comentários