top of page
Buscar

Não reinvente a roda na sua empresa de cobrança

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 7 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Foco é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Porém, na tentativa de economizar, muitas empresas de cobrança iniciam projetos de desenvolvimento de ferramentas que já existem no mercado e acabam perdendo tempo e dinheiro. Neste post, será abordado esse tema tão delicado na gestão de empresas de cobrança.


São vários os produtos e serviços normalmente contratados por uma empresa de cobrança. Eles vão desde o sistema de gestão da cobrança, também conhecido como CRM de cobrança até ferramentas de telecomunicação, tais como discadores automáticos, disparos de SMS, envio de e-mails em massa, enriquecimento de dados e entre outras coisas.


Tais produtos ou serviços consomem boa parte dos custos da empresa e usualmente são alvos de redução de despesas. Porém, quando a empresa vai bem e possui caixa para investir, às vezes ela acaba caindo na tentação de desenvolver algumas dessas ferramentas por conta própria, na tentativa de economizar com mensalidades e eventualmente comercializar o novo produto.


Contudo, isso é uma armadilha, pois o projeto normalmente excede o valor previsto, gera um custo de manutenção tão alto quanto a mensalidade de uma ferramenta padrão de mercado, compromete a concentração dos gestores e pode causar queda de performance na cobrança, gera desgaste entre os sócios e o pior de tudo, não costuma atender a necessidade da empresa, uma vez que o produto não alcança a robustez dos pares comercializados no mercado.


Além disso, o produto desenvolvido não poderá ser comercializado facilmente. Isso porque o novo produto entra em contradição. Explicando, a empresa que o desenvolveu o produto é uma assessoria de cobrança e os novos clientes também serão assessorias de cobrança. Tal situação não é bem vista no mercado, pois pode causar desconfiança e conflito de interesse entre as partes.


Portanto, ao invés de investir rios de dinheiro no desenvolvimento de uma ferramenta própria, porque não buscar um fornecedor robusto, padrão de mercado e de baixo custo? Para tal, deve-se investir tempo na análise dos fornecedores, produtos, solicitar demonstrações, buscar referências e testar bastante o produto ou serviço. Procure envolver outras pessoas no processo de compra para garantir que todos estão satisfeitos com o novo produto ou serviço.

 
 
 

Comentários


bottom of page