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O que é uma régua de cobrança?

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 4 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

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Um dos conceitos mais utilizados na cobrança de dívidas é a régua de cobrança. Em resumo, a régua de cobrança é um conjunto de regras utilizadas para avisar os devedores sobre o vencimento de suas dívidas de forma gradual. Neste post, falaremos um pouco mais sobre a régua de cobrança e apresentaremos um exemplo.


A régua de cobrança pode ser feita manualmente ou automaticamente utilizando algum software. O mais importante é definir as regras, bem como as mensagens a serem enviadas aos devedores. Segue um exemplo de régua de cobrança:


  • Após 1 dia da data de cadastro da dívida, enviar uma mensagem para o devedor avisando que a dívida está com a assessoria e que é esperado um retorno no telefone 0800 ou no e-mail da empresa para negociação;

  • Após 5 dias, apresentar ao devedor as vantagens de ter o nome limpo e possuir crédito;

  • Após 10 dias, enviar uma mensagem para o devedor alertando sobre as consequências do não pagamento, incluindo eventual negativação no Serasa ou SPC;

  • Após 15 dias, avisar o devedor que ele poderá receber uma notificação extrajudicial;

  • Após 20 dias, lembrar o devedor que ele poderá ser protestado em cartório;

  • Após 30 dias, informar o devedor que ele poderá ser acionado na justiça por inadimplência.

O exemplo acima é apenas uma ilustração de como funciona a régua de cobrança. Você deverá criar suas regras de acordo com a necessidade dos seus credores e de acordo com o perfil dos devedores.


É importante destacar que a mensagem a ser enviada para poderá utilizar múltiplos canais, tais como ligações, e-mail, SMS, WhatsApp, mensagem de voz e entre outras. A seleção do canal de comunicação é tão importante quanto a mensagem propriamente dita.


Procure elaborar mensagens formais, diretas, sem tons de ironia ou ameaçadores. O objetivo é sempre informar e não julgar, ofender ou ameaçar. Afinal de contas, o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) adverte: "Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça".


Concluindo, a abordagem dos devedores depende diretamente da régua de cobrança definida. Ela deve ser elaborada com bastante coerência e de acordo com as necessidades dos credores. Se bem elaborada, pode trazer bons resultados para a operação. Porém, se elaborada de forma incorreta, pode gerar processos para a empresa de cobrança.

 
 
 

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