top of page
Buscar

Portal de negociação para cobranças

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 10 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

O portal de negociação é um recurso que permite que os devedores fechem acordos usando apenas o CPF/CNPJ e sem a necessidade de um contato telefônico com um consultor. Neste post, serão abortados os prós e os contras da utilização de portais de negociação em empresas de cobrança.


Pode-se entender o portal de negociação como uma ferramenta de automação de cobranças. Por meio dele, é possível criar malas diretas e anúncios em redes sociais e feirões para divulgação do portal de negociação e oferecer descontos no fechamento de acordos via internet. Assim, a ferramenta permite atingir um grande público e fechar acordos de forma mais econômica, pois não há interação direta de consultores no fechamento desses acordos. Ou seja, o portal de negociação tende a aumentar a lucratividade da empresa.


Mas, atenção: o portal de negociação exige uma gestão específica para passar maior segurança para os devedores e viabilizar o fechamento de acordos de devedores indecisos. O primeiro passo é utilizar um meio de pagamento automático de confiança, que exiba claramente os dados do credor e do devedor, preferencialmente com logotipo, CNPJ e certificado de segurança. Em segundo lugar, é importante realizar comunicações com os devedores utilizando um e-mail com domínio próprio, evitando e-mails grátis para passar maior credibilidade. E por fim, é fundamental ter um consultor ou gestor monitorando os acessos e acompanhando tentativas de acordos que não foram finalizadas ou boletos que não foram pagos. Com isso, o consultor ou o gestor poderá entrar em contato com o devedor e incentivar a finalização do acordo.


Por outro lado, um portal de negociações de má qualidade ou configurado de forma inadequada por aumentar os custos da operação, gerar insegurança nos devedores, reduzir as taxas de conversão na cobrança telefônica e virar um meio para a prática de fraudes.


Finalizando, o portal de negociação é um recurso interessante, mas que deve ser utilizado com cautela. Procure por fornecedores de qualidade, com experiência e que estejam disponíveis para dar o suporte necessário para implantação segura da ferramenta em sua empresa, minimizando riscos.

 
 
 

Comentários


bottom of page