top of page
Buscar

WhatsApp na cobrança de dívidas

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 29 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

O WhatsApp é uma ferramenta incrível. Fácil de usar, prática e grátis. Então, por que não utilizar esse recurso na sua empresa de cobranças? Neste artigo, vamos explicar os prós e os contras do WhatsApp na cobrança, para você decidir se vale a pena ou não usar a ferramenta em sua operação.


Conforme já citado, o WhatsApp pode ser um grande aliado na comunicação com os devedores, uma vez que ele é bastante popular, grátis e permite anexar arquivos, imagens, vídeos, áudio e possui uma série de outros recursos. Além disso, as pessoas normalmente prestam mais atenção nas mensagens recebidas pelo WhatsApp do que em mensagens recebidas via SMS ou e-mail. Também, existem recursos no WhatsApp para verificar se a pessoa recebeu ou leu a mensagem, o que pode ajudar a identificar se a pessoa está ou não motivada a negociar. Se a pessoa visualizou a mensagem e ignorou ou bloqueou o número, então, sabemos que ela não tem disposição para negociação.


Porém, o Facebook (empresa proprietária do WhatsApp) não permite o disparo automático de mensagens via WhatsApp e muito menos o envio de mensagens automáticas em massa. Apenas algumas empresas possuem autorização para automatizar envios mediante a uma aprovação prévia do conteúdo a ser enviado, bem como ao pagamento de taxas pelo envio. O destinatário somente receberá essa mensagem se possuir o contato da empresa (remetente) cadastrado em seu celular e tiver autorizado o recebimento. Ou seja, para ser legalizado, o WhatsApp deixa de ser grátis e de ser tão fácil quanto estamos acostumados.


Tome cuidado com empresas que falam que fazem disparos em massa via WhatsApp porque isso é ilegal e feito por meio de hacks. Além de questões legais e morais, o uso de hacks pode trazer consequências como o bloqueio dos números telefônicos utilizados e claro, pode abrir uma brecha de segurança para exposição dos seus dados, uma vez que você estará lidando com hackers.


Diante disso, pode-se concluir que o WhatsApp é uma ferramenta útil na cobrança, mas deve ser usado com cautela, evitando hacks que podem trazer prejuízos a sua operação. Portanto, sugere-se usar o próprio Web WhatsApp ou o aplicativo do WhatsApp para computador e mandar as mensagens pontualmente para cada devedor.


Dica: o Recuperador CRM, sistema de gestão de cobranças que patrocina esse blog, permite que você clique no telefone de algum devedor para abrir automaticamente a tela do Web WhatsApp ou do aplicativo WhatsApp para computador posicionando no número do cliente. Isso é um facilitador legalizado pelo Facebook e ajuda a iniciar uma conversa sem ter que adicionar o contato do cliente no aparelho.

 
 
 

Comments


bottom of page