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Acompanhe a lucratividade da sua empresa de cobrança

  • Foto do escritor: Leonardo Assuane Duarte
    Leonardo Assuane Duarte
  • 31 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

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Nenhuma empresa vive sem lucratividade. Uma empresa pode até sobreviver um tempo sem lucratividade, utilizando recursos de investimentos para bancar a operação, mas em algum momento ela precisará ter lucro para continuar operando. Em resumo, lucro é a diferença entre as receitas e despesas. Se essa diferença for positiva, houve lucratividade. Se a diferença for negativa, houve prejuízo.


Em uma empresa de cobrança, as receitas são provenientes de honorários e taxas administrativas, que são a comissão da assessoria pela recuperação de crédito. Aqui no blog, já foi discutido sobre como calcular a comissão da assessoria. Se você ainda não está familiarizado com esse cálculo, recomenda-se fortemente a leitura do artigo.


Porém, uma empresa de cobrança pode ter outras fontes de receitas, tais como honorários advocatícios, quando a empresa também for um escritório jurídico. Além disso, algumas empresas de cobrança recebem mensalidades dos credores por serviços extras, tais como higienização de dados, vendas ou mensalidades por volume de contatos efetuados.


Por outro lado, existem despesas fixas e variáveis em uma empresa de cobrança. As despesas fixas são aquelas que não se alteram de acordo com os recebimentos, já as despesas variáveis aumentam de acordo com a quantidade de recebimentos no mês.


Como exemplo de despesas fixas, temos o aluguel, IPTU, conta de água, energia elétrica, internet, propaganda, salários e pró-labore. Note que essas despesas não serão alteradas se você receber mais ou menos dos devedores. Por isso, elas são chamadas de despesas fixas. Conforme dito, as despesas variáveis aumentarão de acordo com o volume de recebimentos. Como exemplo de despesas variáveis, é possível citar impostos, conta de telefone, e-mail e SMS. Ou seja, quanto mais acordos forem fechados, maior será a comissão da assessoria de cobrança e mais impostos ela pagará. O mesmo vale para os acionamentos por telefone, e-mail e envio de SMS. Em tese, quanto mais acionamentos, mais acordos. Logo, maiores serão essas despesas.


Diante disso, é importante sempre contabilizar todas as receitas e despesas do mês, bem como acompanhar estes indicadores mês a mês para saber se houve aumento de lucratividade, bem como identificar os meses em que há maior lucratividade e menor lucratividade no ano.

 
 
 

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