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  • Foto do escritorLeonardo Assuane Duarte

Modelo de apresentação da empresa de cobrança para captação de novos credores


Aqui no blog já foi discutido como conquistar clientes para sua assessoria de cobrança. Naquela ocasião, foi feito um breve resumo do tipo de credor a ser abordado, meios de comunicação utilizados, como se comportar na reunião e entre outras coisas. Neste post, será apresentado um modelo de e-mail comercial, bem como um modelo de apresentação em PowerPoint para você poder usar como base e elaborar sua própria comunicação.


Começando pelo e-mail de apresentação, ele deve ser curto, objetivo e direto. Evite e-mails longos e repetitivos. Também, evite mandar o mesmo e-mail mais de uma vez. Caso você queira mandar um segundo e-mail, elabore um novo texto. Lembre-se que seu cliente recebe inúmeros e-mails por dia, então, elabore um texto compacto, que não o aborreça e não consuma seu tempo desnecessariamente. Logo, é importante evitar muitas cores e excesso de informalidade, pois seu cliente é um gestor de uma empresa e pode não gostar de brincadeiras.


Provavelmente, você enviará inúmeros e-mails e somente uma pequena parte dos destinatários responderá sua mensagem. Perceba que o cliente só vai abrir o e-mail se ele estiver realmente procurando uma empresa de cobrança ou se estiver passando por algum problema de inadimplência e seu e-mail o faça refletir. Diante disso, é necessário ter paciência e não desistir de primeira. Isso é normal. Persista e capriche no conteúdo do seu e-mail. Invista um tempo para estudar escrita comercial (copywriting) para aprimorar cada vez mais suas mensagens.


Com relação à apresentação em PowerPoint, há quem envie juntamente com o primeiro e-mail ou envie apenas para quem responder o e-mail. Isso fica a critério da empresa e depende muito do volume de e-mails enviados. Se você enviar poucos e-mails, fará sentido anexar a apresentação no primeiro e-mail. Porém, se você enviar muitos e-mails e tiver um volume de respostas significativo, pode fazer sentido deixar o anexo da apresentação para a resposta do e-mail.


No conteúdo da apresentação, procure destacar a importância de terceirizar a cobrança e os benefícios de contar com sua assessoria de cobrança. Reserve um slide para falar sobre sua empresa, localização, ano de fundação, expertise do time de cobrança e dos sócios. Também, apresentar uma proposta financeira na apresentação é fundamental para atrair o interesse do cliente. Exiba seu modelo de precificação de forma clara e evite letras minúsculas. Por fim, agradeça a atenção do cliente e informe os dados de contato da empresa, incluindo telefone, e-mail, WhatsApp, site e redes sociais.


Seguem anexos um modelo de e-mail no Word e uma apresentação em PowerPoint para que você possa utilizar de exemplo em sua comunicação. Os exemplos utilizam dados fictícios com foco em recuperação de crédito na área de educação e exibem o logotipo do blog.

E-mail de apresentacao para credores
.docx
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Layout de apresentacao para credores
.pptx
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